GlassMaxi

Facebook Twitter Youtube

O mundo é de vidro » De onde vem o vidro?

De onde vem o vidro?

Vidro no BrailA história do vidro é muito antiga e cheia de mistérios. Embora os historiadores não tenham dados precisos sobre sua origem, foram descobertos objetos de vidro nas necrópoles egípcias. Por isso, imagina-se que o vidro já era conhecido há pelo menos 4.000 anos antes da Era Cristã. Alguns autores apontam os navegadores fenícios como os precursores da indústria do vidro. Navegando pelo Rio Belo, na Síria, um navio de carga fenício transportava blocos de nitrato de sódio.
A origem teria sido casual: em certo momento a tripulação resolveu aportar em uma praia nas costas da Síria, para descansar e se alimentar...
Ao preparar uma fogueira na praia para aquecer suas refeições, improvisaram fogões usando blocos de salitre e soda para apoiar as panelas.

Passado algum tempo, notaram que do fogo escorria uma substância brilhante que se solidificava imediatamente. O "natrão" (nitrato de sódio) fundindo-se por causa do calor do fogo e misturando-se com a areia da praia, originou esse novo líquido transparente... Estaria então descoberto o vidro que, com sua beleza, funcionalidade e múltiplas aplicações, passaria definitivamente a fazer parte de nosso cotidiano.
Os elementos básicos de sua composição - cálcio, cal e a barrilha, potássio - eram basicamente os mesmos de hoje, mas produziam vidro opaco e arenoso. Os fornos pequenos, o vasilhame de barro, a dificuldade para conseguir altas temperaturas e atingir o grau de fusão necessário dificultavam as tarefas.

Com a técnica de fole aplicada ao forno, introduzida no Egito, conseguiu-se aumentar o calor e assim tornar a massa vítrea mais maleável - mas o vidro, até o séc. VI a.C. era produzido em escala reduzida para uso e adorno exclusivo dos nobres.

A descoberta da técnica do sopro (fabricação de vidro oco - garrafas, potes, copos, bulbos etc.) na Síria e em Alexandria, quando Roma já estendia seu domínio sobre o Oriente Médio, marca um grande momento na história do vidro.

Os romanos também contribuíram muito, por volta do ano 100 a.C., para o desenvolvimento das indústrias do vidro. Iniciaram a produção de vidro por sopro dentro de moldes, aumentando em muito a possibilidade de fabricação em série das manufaturas. Eles foram os primeiros a inventar e usar o vidro para janelas.

Além do método de fabricação, o vidro é uma solução sólida resultante da solidificação progressiva, sem traços de cristalização, de misturas homogêneas em fusão, formadas principalmente por sílica, soda e cal.

Na Construção Civil, o vidro, devido às suas peculiares características de transparência e dureza superficial, é a melhor resposta à necessidade de contato com o exterior, ao mesmo tempo em que assegura proteção.

É no início do século XX que a história torna protagonista a evolução arquitetônica do vidro. Surgem os vidros de um alto padrão tecnológico que contribuem para tomar a casa mais confortável.

Eis aí as janelas termicamente isolantes, os cristais coloridos filtrantes e refletivos, os cristais temperados e laminados para a segurança, os vidros perfilados etc.

(71) 3444.3566
Indústria e Comercial
Rua da Nigéria, s/n - Pirajá - Salvador-BA
Fax Gratuito: 0800 284 1288
(85) 3248-5588
Comercial
Av. Monsenhor Tabosa, 1313 - Meireles
Fortaleza-CE
(85) 3474-0613
Indústria
Av. Jornalista Antônio Pontes Tavares, 809, Cajazeiras - Fortaleza-CE

Mauna Comunicação Interativa